“Estratégia é como a empresa utiliza seus recursos, que são limitados, para conquistar e fidelizar clientes”. Antonio André
Durante mais de 25 anos tenho realizado, junto com minha equipe, o Planejamento Estratégico de empresas em diversos setores, entre eles: Autopeças, Food Services, Centros Logísticos, Hospitais, Atacadistas, Varejistas, Incorporadoras, Construtoras, Gestoras de Estacionamentos, Lavanderias Industriais, Provedoras de Soluções em Tecnologia, entre outros.
É curioso que a grande maioria das empresas, nunca fez um Planejamento Estratégico.
As razões por nunca terem feito são várias: Por desconhecimento, por falta de coragem, porque acreditam que se: “Viemos bem até aqui, porque mudar”, “Será que vamos dar conta dos desafios”, “Ainda não estamos preparados”. Muitas vezes a razão pode ser, visão fragmentada, ou mesmo uma cultura engessada.
A vivência na construção e implementação de um planejamento estratégico, com o envolvimento dos principais executivos e baseado no DNA da empresa, mostrou que:
Um Plano Estratégico, estabelece direcionamentos e metas claras para todos os setores da organização, que passam a atuar de maneira muito mais eficiente, gerando maior faturamento e maior lucratividade.
Um dos maiores desafios de qualquer empresa é conquistar e fidelizar clientes. Já tive, junto com minha equipe, a oportunidade de reestruturar áreas comerciais de empresas industriais, de serviços e de varejo, com a atuação nacional e internacional.
Muitas vezes os problemas enfrentados pela área comercial estão relacionados a:
Falta de direcionamento e gestão da força de vendas:
Cultura ultrapassada:
Falta de gestão do portifólio de produtos:
Nosso trabalho envolve uma análise criteriosa de todo o processo de venda, incluindo a equipe, a concorrência, o portfolio de produtos, a precificação, os canais de vendas, a logística, a integração com a demais áreas, incluindo a busca de parceiros estratégico.
O resultado do trabalho foi sempre um aumento significativo do volume de vendas e da rentabilidade.
Conduzi com sucesso, processos de compra e venda de 30 empresas, em seis países diferentes.
O número de fusões e aquisições tem crescido a um ritmo de 20% ao ano.
Mais e mais empresários são procurados para vender suas empresas ou buscam ajuda para vender suas empresas.
No mercado surgiram muitas butiques de M&A. Algumas, poucas, boas e outras, muitas, não tão boas assim. A grande maioria formada por gente com pouca experiencia que acha que um processo de venda acaba quando são assinados os documentos.
Para a empresa compradora, o desafio começa na árdua tarefa de integrar a empresa adquirida. O desafio é assegurar que tudo o que foi comprado será de fato recebido e integrado, gerando valor para a empresa compradora.
Para quem vende, o desafio começa muito antes: encontrar compradores. Sim compradores, pois se o vendedor tem apenas um potencial comprador ele não tem opção e o preço da empresa, que ele lutou tanto para construir, cai.
Por isso, se você quer vender ou comprar uma empresa, busque o apoio de especialistas.
Nada supera a experiência:
Conduzir um processo de M&A exige um profundo conhecimento do mercado, da legislação, dos aspectos financeiros, dos ativos intangíveis; como pessoas, carteira de clientes, a concorrência e a cultura das empresas envolvidas.